· Dra. Valéria Rossato · Dermatologia · Saw Palmetto para calvície |
HOME > REVISTA

Revista

PATOLOGIAS
Saw Palmetto para calvície

14 de junho de 2022

 

Tenho recebido essa pergunta nas mensagens aqui no instagram, essa substância funciona?
 
Saw Palmetto é um fitoterápico, um extrato botânico cujo nome original é Serenoa repens, planta nativa da região norte das américas.
 
Tem uma ação muito semelhante à finasterida, um medicamento já amplamente estudado e utilizado para tratamento da calvície. Como sabemos, a finasterida tem a função de inibir uma enzima chamada 5 alfa-redutase, a qual converte a testosterona em seu metabólito mais ativo, chamado dihidrotestosterona. Esse fitoterápico tem um semelhante mecanismo de ação, mas para saber se é eficaz ou não precisamos olhar para os estudos clínicos.
 
Temos alguns estudos que avaliaram pacientes com calvície, mas são estudos pequenos e com várias críticas metodológicas, como associação com outros produtos junto, o que não nos permite saber adequadamente qual dos ativos que foi eficaz. Então não temos uma resposta bem conclusiva, temos que aguardar por mais pesquisas!
 
Mas para citar aqui, tem um estudo que comparou o Saw Palmetto na dose de 360mg com finasterida na dose de 1mg. Foram 100 homens divididos em 2 grupos, sendo que o grupo com finasterida teve uma melhora de 68% e o grupo que usou o Saw palmetto teve uma melhora de 31%.
 
De novo, ainda faltam estudos mais robustos de eficácia e segurança. O que parece por enquanto é que é um ativo que tem sim um efeito benéfico na melhora da queda de cabelo mas parece ser inferior à finasterida. Fica como opção para pacientes que não podem usar esse medicamento.
 
Sobre os efeitos colaterais, foram efeitos leves, mais relacionados com o trato gastrointestinal como um pouco de intolerância gástrica e náusea. Porém, não podemos esquecer que, apesar de ser um fitoterápico, tem ação hormonal, tendo sido relatado alguns efeitos colaterais nesse sentindo.
 
Não se automedique com produtos que, apesar de serem fitoterápicos, podem influenciar os hormônios do seu organismo. Converse com deu dermatologista.

Agendar consulta


Ver todas

Agendamento

Para agendamento de consultas e procedimentos, por favor entre em contato pelo nosso whatsapp: