· Dra. Valéria Rossato · Dermatologia · Coceira por todo corpo? O que pode ser? |
HOME > REVISTA

Revista

PATOLOGIAS
Coceira por todo corpo? O que pode ser?

14 de junho de 2022

Coceira é uma queixa muito frequente e que pode atrapalhar demais o dia a dia do paciente.
 
Pode ser uma coceira em um local específico, como por exemplo no lóbulo da orelha quando alguém com dermatite de contato por níquel usa um brinco que contenha essa substância, na virilha se alguém é acometido com uma micose, nas dobras do cotovelo em pacientes com dermatite atópica... Enfim, coceira em locais específicos deve ser avaliada de forma diferente de quando o paciente tem coceira por todo o corpo.
 
O que pode ser quando sentimos coceira em todo corpo?
Doenças dermatológicas que podem causar prurido generalizado incluem dermatite atópica extensa, urticária com lesões disseminadas, escabiose ou sarna, uso de algum medicamento novo, eczema do idoso ou também chamado eczema asteatósico, entre outras.
 
E se não houver nada de lesão na pele, somente coceira? Aí as vezes é mais difícil de descobrir o motivo... Uma conversa longa com avaliação de vários fatores é necessária. Possíveis causas incluem o uso de novos medicamentos, a pele seca no inverno que piora com banhos quentes, alterações da tireoide, diabetes, problemas renais (principalmente em pacientes com diálise), problemas no fígado ou nas vias biliares, cânceres como os da família de linfomas, policitemias, HIV e hepatites...
 
Na maioria das vezes são situações benignas, sendo importante uma avaliação médica correta. Não fique se automedicando, procure um especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e investigue corretamente.

PARA SABER MAIS CLIQUE AQUI


Ver todas

Agendamento

Para agendamento de consultas e procedimentos, por favor entre em contato pelo nosso whatsapp: