· Dra. Valéria Rossato · Dermatologia · Tratamentos Dermatológicos para a Face · Bioestimuladores de Colágeno (Sculptra) ·

HOME > PARA A FACE

Tratamentos Dermatológicos para a Face

Toxina Botulínica

A toxina botulínica é conhecida popularmente como Botox, pois esta foi a primeira marca que desenvolveu o produto.

E como ela funciona?

A toxina botulínica atua bloqueando a transmissão neuromuscular que ocorreria no músculo, impedindo a formação das rugas dinâmicas, ou seja, das rugas que formamos com o uso excessivo da mímica facial. É claro que existe um estudo técnico aprofundado de quais músculos devemos paralisar para chegarmos ao objetivo de uma face mais suave e menos marcada, sem linhas de expressão.

É um procedimento rápido e com pouca ou nenhuma dor, sendo o paciente liberado para as suas atividades habituais em seguida.

A duração do efeito é de 4 a 6 meses, dependendo de características individuais e da dose aplicada.

Preenchedores Faciais

Quando falamos em Harmonização facial ou em MD Codes, estamos nos referindo basicamente aos preenchimentos faciais, os quais utilizamos principalmente o Ácido Hialurônico.

São os procedimentos mais complexos do consultório, exigem muito conhecimento da anatomia facial, dos vasos sanguíneos e das características dos produtos que serão aplicados.

O que podemos fazer?
  • Estruturação da região zigomática, ou seja, das região lateral das bochechas, para um efeito lifting da face;
  • Top Model Look;
  • Preenchimento de olheiras;
  • Preenchimento de sulco nasolabial (bigode chinês);
  • Preenchimento de nulco labiomandibular (linha de marionete);
  • Projeção do queixo / alongamento do queixo;
  • Preenchimento de ângulo de mandíbula;
  • Preenchimento de região temporal;
  • Rinomodelação com ácido hialurônico;
  • Preenchimento labial.

Bioestimuladores de Colágeno (Radiesse)

O Radiesse é um produto composto por hidroxiapatita de cálcio, substância injetável que estimula o nosso organismo a produzir colágeno, dando mais sustentação e firmeza da pele. É um produto biocompatíveis e bioabsorvíveis, com poucos ou nenhum efeito colateral.

A aplicação é realizada em consultório médico, utilizando cânulas. Em alguns casos podemos aplicar um anestésico tópico previamente, porém na maioria dos casos isso não é necessário, sendo o procedimento bem tolerado. Fazemos uma diluição do produto antes de injetarmos, sendo utilizado anestésico lidocaína nessa diluição.

Os efeitos do tratamento são percebidos após 4 semanas do procedimento e os resultados vão se maximizando até cerca de 12 semanas após a última sessão, de forma lenta e gradual. A duração do efeito é de até 2 anos.

Podemos usá-lo na região da face, melhorando a definição mandibular e recuperando o contorno do rosto, deixando a pele mais densa e com aspecto mais jovial. É também uma excelente opção para a região das mãos, pescoço e colo, onde também promove rejuvenescimento, restaurando volume e estimulando a produção de colágeno na área.

Bioestimuladores de Colágeno (Sculptra)

O Sculptra (ácido poli- L- láctico) é um bioestimulador de colágeno que, ao ser aplicado na derme, irá estimular os fibroblastos a produzirem mais colágeno, melhorando a densidade da malha de colágeno e fibras elásticas que sustentam a pele.

É um procedimento maravilhoso, com duração de efeito de até 2 anos, sendo necessário geralmente 2 a 3 sessões. Algumas mudanças podem já ser vistas imediatamente, mas como é uma estimulação de um processo natural, todos os resultados podem demorar alguns meses para aparecer. Geralmente orientamos sessões com intervalo de 30 dias.

Pode ser usado para melhorar a flacidez da face, para rugas finas, deixando o rosto com aspecto mais jovial. Estudos mostram uma melhora da produção de colágeno em até 400 vezes.

Pode ser usado no pescoço e colo também, além das regiões corporais que abordaremos em outro tópico.

Skin Booster

São produtos à base de ácido hialurônico, porém com menos crosslinking.

O que significa isso?

Significa que eles não farão o efeito volumizador dos preenchedores a base de ácido hialurônico, irão reter mais água no local, melhorando a hidratação.

O ácido hialurônico é um potente agente umectante, tem alta afinidade higroscópica, puxando moléculas de água para junto dele.

Usamos esse produto para melhorar as rugas ao redor dos olhos (pés de galinha), rugas ao redor da boca (código de barras) e melhora das rugas finas na bochecha.

É uma ótima opção para melhorar o aspecto do pescoço também. Eventualmente são necessárias mais de 1 sessão e o tempo de duração é de 12 meses em média.

Fios de PDO

Os fios de PDO são fios a base de polidioxanona, uma substância biocompatível, absorvível e estimuladora de colágeno.

Eles podem ser lisos, espiculados ou em parafuso, cada qual com uma determinada finalidade.

Os fios lisos, por exemplo, são os fios que atuam de forma mais superficial, estimulando colágeno e melhorando a qualidade da pele.

Utilizamos muito estes fios para estímulo de colágeno em região de pálpebras e ao redor da boca por exemplo.

Já os fios espiculados, além de apresentarem um efeito rejuvenescedor, são capazes de promover uma suspensão dos tecidos caídos, podendo melhorar flacidez do pescoço, o bigode chinês, o sulco de marionete e o efeito buldogue.

O procedimento é minimamente invasivo, pouco desconfortável e não há necessidade de afastamento das atividades habituais. A duração varia dependendo do tipo de fio utilizado, variando de 8 a 18 meses.

Microagulhamento (IPCA)

No microagulhamento utilizamos o DermaRoller, um dispositivo com múltiplas agulhas para perfurações controladas da pele. Isto promove um estímulo de colágeno, bem como abre canais para fazermos o drug delivery, ou seja, colocar produtos que irão atingir a derme profunda, como ativos antioxidantes, clareadores e estimuladores de colágeno.

É uma ótima opção para melasma, estrias e cicatrizes de acne por exemplo.

O procedimento é realizado após a aplicação de anestésico tópico. A pele poderá permanecer avermelhada por 24 a 48 horas.

Pode ser necessário mais de uma sessão dependendo da indicação clínica, com intervalo de 30 dias em média entre elas.

Peeling Químico

Peeling é todo processo em que há remoção de camadas da pele, podendo ser superficial ou médio, químico ou físico. Este tipo de procedimento tem o objetivo de melhorar os poros, atenuar finas linhas de expressão, cicatrizes de acne e estrias.

É um procedimento simples, rápido e pouco doloroso, sendo variável a quantidade de sessões necessárias para se obter os melhores resultados.

O intervalo entre as sessões varia de acordo com a profundidade atingida. Se for mais superficial, a cada 7 ou 15 dias e os peelings médios a cada 30 dias.

Ultrassom Microfocado

Queridinho do momento, o ultrassom microfocado promove áreas de coagulação na pele, tecido subcutâneo, SMAS e até gordura. O local onde irá atingir vai depender das ponteiras utilizadas, sendo a avaliação realizada pelo médico, de acordo com a necessidade do paciente.

É um procedimento não invasivo, com pouco desconforto e com a possibilidade de retorno imediato à rotina.

Promove um efeito lifting facial, estimula a produção e remodelação do colágeno, deixando uma pele mais firme, rejuvenescida e bonita. Consegue também devolver o contorno ao rosto perdido com o “derretimento” da face com a idade.

Apresenta resultados excelentes para melhora da papada, melhora do buldogue, elevação/abertura do olhar, melhora da flacidez das pálpebras e atenuação das rugas do pescoço.

Temos também a ponteira macrofocada do aparelho, para uso corporal, fazendo a queima de gordura localizada e melhora da flacidez. Podemos utilizar em abdômen, gordura infraaxilar, culotes, joelhos, entre outros locais a depender da avaliação médica.

Alguns dos protocolos utilizados na clínica: Bumbum Up (bumbum mais firme e empinado), Ultra DoubleChin (devolve a estrutura e contorno do rosto ao tratar a flacidez e gordura localizada na papada), Ultra Lift Eyes (redução das linhas finas e bolsas ao redor dos olhos), entre outros.

Radiofrequência Microagulhada

É um equipamento que, através de microagulhas que penetram de forma controlada e suave na pele, emite ondas de radiofrequência, estimulando a produção de colágeno e elastina nos tecidos. Os benefícios são duradouros com regeneração progressiva do colágeno nos meses seguintes à sessão.

Utilizamos um anestésico tópico e o tratamento é pouco doloroso. A região tratada fica avermelhada no dia da sessão e levemente avermelhada no dia seguinte.

São realizadas normalmente 3 sessões com intervalo de 30 dias entre elas, mas dependendo da indicação, sessões adicionais podem ser recomendadas.

Luz Pulsada

A luz pulsada é uma tecnologia muito eficaz para o tratamento de rosáceas, estrias vermelhas, melanoses e manchas solares. As sessões promovem pouco desconforto e permitem retorno breve ou imediato às atividades rotineiras.

Plataforma de Laser

O aparelho de Laser combina tecnologias como laser fracionado ablativo e não ablativo, luz pulsada e laser de microssegundos, podemos realizar o rejuvenescimento da face, pescoço e colo, tratando flacidez, melasma, rosácea, cicatrizes e fotoenvelhecimento.

O tratamento é indicado no combate aos sintomas mais comuns do envelhecimento cutâneo, como: manchas, textura, tônus e flacidez, para lhe dar uma nova aparência, revitalizada e duradoura.
As tecnologias podem variar de acordo com o objetivo do paciente e a indicação do médico.

Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP)

MMP é a sigla para Microinfusão de Medicamentos na Pele.

Usamos um aparelho que possui microagulhas, com velocidade e profundidade ajustáveis de acordo com a finalidade do tratamento.

Esta técnica permite a introdução de medicações estéreis no local adequado de ação tornando o tratamento muito mais eficaz. 

Excelente para tratar diversos problemas como calvície ou alopecia androgenética, leucodermia gutata (aquelas manchinhas brancas em braços e pernas), melasma, cicatrizes de acne ou cicatrizes hipertróficas, estrias, entre outros.

O número de sessões depende da indicação clínica, sendo necessário um intervalo de 30 dias entre elas.

Ablação Termomecânica (Tixel)

O Tixel é um aparelho diferente das tecnologias convencionais: ele utiliza calor para produzir o efeito desejado.

O que conseguimos?

Uma retração da pele envelhecida e um estímulo à produção de colágeno e elastina na região.

Este aparelho oferece a possibilidade de tratar a pele como o laser de CO2 ou outras tecnologias mais agressivas, mas com menos dor, menos efeitos colaterais e uma possibilidade de retorno mais breve para as suas atividades habituais.

Adoramos o Tixel para a flacidez de pálpebras, podendo ser feito nas mãos e no colo também.

Plasmage (Plasma fracionado)

O aparelho de Plasmage nos permite tratar áreas delicadas como pálpebras e região ao redor do lábio com segurança e sem cortes. A energia do plasma através do aquecimento do gás atmosférico induz pontos de sublimação na pele, causando uma retração pontual do tecido. Isso atenua as linhas finas e vincos, além de estimular a produção de novas fibras colagem as e elásticas.

Utilizamos um anestésico tópico antes do procedimento para diminuir o desconforto durante a sessão.

O retorno às atividades habituais é em 24 a 48 horas e a recuperação completa da pele após 1 semana pós procedimento.

Agendamento

Para agendamento de consultas e procedimentos, por favor entre em contato pelo nosso whatsapp: