· Dra. Valéria Rossato · Dermatologia · Pitiríase Rósea |

PATOLOGIAS
Pitiríase Rósea

Pitiríase Rósea

Chama a atenção, o número de pacientes que venho atendendo com o diagnóstico de PITIRÍASE RÓSEA, uma doença de pele que costuma surgir durante meses mais frios, como outono, inverno e primavera.

É uma doença de natureza benigna, mas que exige uma avaliação minuciosa, pois é muito parecida com várias outras doenças, simulando micoses e até sífilis.

Decidi escrever algumas informações sobre ela para melhor entendimento dos pacientes:

- Na pitiríase rósea, surgem pequenas manchas rosadas e um pouco descamativas, muito comum em adultos jovens;

- O aparecimento geralmente é súbito;

- Geralmente, as lesões começam por uma mancha grande e única, podendo atingir até 5 cm, conhecida como "medalhão", sendo seguidas por outras lesões menores e ovais. Em 20 a 40% dos casos, não é possível encontrarmos essa lesão maior quando examinamos o paciente;

- Na sua forma típica, costuma aparecer nas costas, peito e região proximal dos membros;

- A doença tende a se resolver dentro de dois a três meses, deixando manchas escuras que podem permanecer até cinco meses em alguns casos;

- Geralmente as lesões não coçam, mas 25% dos pacientes se queixam de muita coceira, confundindo ainda mais o diagnóstico;

- Vários casos estão associados a alguma infecção viral como resfriado ou até mesmo ao estresse.

É comum haver confusão quanto ao diagnóstico, já que pode “simular” algumas doenças, por isso é importante procurar o dermatologista para esclarecimentos e tranquilizar sobre o curso benigno deste quadro.⠀