· Dra. Valéria Rossato · Dermatologia · Olheiras – Vitrines de saúde e bem-estar |

ESTÉTICA
Olheiras – Vitrines de saúde e bem-estar

Olheiras – Vitrines de saúde e bem-estar

As olheiras são uma vitrine do cansaço, da idade e até mesmo de sentimentos e estados emocionais como tristeza e mal-estar. Sabendo disso, esse pequeno detalhe no rosto de uma pessoa sempre foi muito valorizado no campo da estética e autoestima, incomodando bastante as pessoas que “sofrem com esse mal”.

Em média, uma mulher nos EUA gasta em torno de 15 mil dólares durante sua vida em maquiagem, sendo uma grande parcela em produtos para esconder aquela pigmentação embaixo dos olhos. Por isso, a área orbital (ao redor dos olhos) tem exigido muito estudo e pesquisa dos cientistas.

Dentre os tipos de olheiras, cada um exige um plano de tratamento mais adequado, sendo muitas vezes necessário associar técnicas e ter paciência pois os resultados podem ser mais demorados.

Quais as causas principais?

Dividimos as causas em três principais grupos e em subgrupos, dentro deles:

1. Hiperpigmentação das pálpebras:

- Hipercromia idiopática cutânea primária: mais comum em mulheres adultas com cabelos escuros, possui herança genética sendo, portanto, idiopático e congênito.

Há um aumento na deposição de melanina (aquele pigmento marrom produzido pelos melanócitos, o mesmo que aumenta quando estamos bronzeados);

- Hipercromia secundária a hiperpigmentação pós-inflamatória: ocorre secundário a quadros como dermatite atópica, dermatite alérgica de contato ou fricção excessiva;

- Hiperpigmentação secundário a radiação ultravioleta: sabemos que a RUV causa atrofia cutânea e aumenta a deposição de melanina;

- Hipercromia secundário a desordens fisiológicas como: estrógenos, gravidez, amamentação, além de desordens patológicas como doença de Addison, hemocromatose, Síndrome de Cushing, etc.

Musculatura visível e vasos sanguíneos superficiais na pálpebra inferior:

A coloração mais azulada ou arroxeada reflete a vascularização do subcutâneo (camada abaixo da pele) e à hiper transparência da pele. Devido ao pouco tecido subcutâneo dessa região, conseguimos ver, por transparência pela pele, os vasinhos e o músculo orbicular.

Por isso, as olheiras pioram com a desidratação (após um dia de festa e bebidas alcóolicas, por exemplo), falta de sono e estresse.

O efeito da luz sobre uma área com pouco tecido subcutâneo produz essa tonalidade azul-sombreada.

Alterações no contorno das pálpebras inferiores:

a) Flacidez da pálpebra por fotoenvelhecimento, com atrofia da pele devida à perda de colágeno e gordura;

b) Configuração do osso da órbita com a formação de sulcos palpebromalares e nasojugais profundos, que fazem sombra na pálpebra inferior;

c) Bolsas palpebrais inferiores, causadas pela flacidez do septo orbital e pela protuberância da gordura retro-septal, resultando na formação de sulcos abaixo das bolsas.

Esse é o fator causal mais comum das olheiras devido ao envelhecimento natural da região periorbital.

Como é o tratamento?

O tratamento deve ser baseado no subtipo da olheira.

Para olheiras causadas pelo depósito de melanina, os seguintes tratamentos podem ser aplicados: peelings químicos, ácido retinóico, clareadores tópicos (hidroquinona, ácido kójico), luz intensa pulsada e/ou lasers cujo alvo é a melanina.

Em casos com alteração de contorno devido à flacidez da pele da pálpebra, podem ser utilizados lasers, aparelhos de energia de plasma de uso exclusivo médico como o Plasmage, radiofrequência microagulhada, aparelhos de ablação termomecânica como Tixel e aplicação de fios de PDO no local para estímulo de colágeno.

Quando as alterações no contorno palpebral se devem a mudanças do volume orbital, as técnicas de preenchimento com ácido hialurônico podem ser empregadas e possuem um excelente resultado, se bem empregadas.

Esse assunto é delicado de abordar em consulta, tanto para os médicos dermatologistas, quanto para os pacientes, por isso uma boa relação médico paciente é crucial para expor dúvidas e criar um bom vínculo que reflita nas melhores decisões e eficácia do tratamento